Meio Ambiente
Cartilha do meio ambiente do Inpa traz amostras de sementes de cubiu
Educação Ambiental
Foi lançada a 15ª edição da cartilha “A Turminha da Vara do Meio Ambiente”, dentro do Circuito da Ciência, projeto de popularização da ciência e de educação ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI). A publicação trata da biodiversidade amazônica e dos segredos das plantas medicinais.
Um diferencial da edição em relação às outras é que nesta foram inseridas amostras de cerca de 100 sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum). O fruto nativo da Amazônia possui alto teor de umidade e fibra alimentar, sendo utilizado popularmente como alimento (sucos, geléias, compotas) e medicamento para controlar diabetes, ácido úrico, colesterol, queimaduras.
No lançamento da cartilha, na última sexta-feira (6), o juiz ambientalista Adalberto Carim Antonio declarou: “Fico honrado em homenagear esta instituição, que é uma das mais importantes do planeta, e, também, ao doutor Juan Revilla, um dos maiores botânicos do País”.
Carim contou que o número teve o propósito de homenagear o Inpa e lembrar um dos maiores estudiosos da questão amazônica, o pesquisador do Inpa, Juan Revila. “Este pesquisador quebrou muitas barreiras e levou a ciência para o nosso cotidiano e investe muito de seu tempo auxiliando a população e mostrando o que nós temos nesta diversidade biológica, um grande tesouro, que é esta floresta que nos serve. Pessoas como o professor Juan devem ser enaltecidas”, enfatizou Carim.
Titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) do Tribunal de Justiça do Amazonas, Carim conta que esta cartilha é fruto de um trabalho desenvolvido pela Vara Ambiental há mais de 10 anos. Segundo ele, essas histórias em quadrinhos ou arte sequencial é uma forma que a Vemaqa encontrou para divulgar o conhecimento da lei ambiental para a população, numa linguagem acessível, visando o entendimento da importância da proteção ambiental.
“Este nosso projeto é uma aula extrassala. Mas o mais importante é que as crianças levem esse conhecimento para suas casas, seus parentes e para outros colegas que não puderem estar aqui”, destacou o Coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno.
A cartilha teve uma tiragem de três mil exemplares e conta com o apoio da Impram Indústria Gráfica Ltda e da Moto Honda. As cartilhas foram produzidas com papel reciclado e com uma tinta de origem selecionada.
O botânico Juan Revilla foi representado pelo seu filho, o engenheiro ambiental Melvin Revilla, que declarou ter sido com grande satisfação que ele recebeu a homenagem em nome do seu pai, porque é resultado de um trabalho que ele desenvolve há mais de 30 anos. “Essa cartilha serve para pulverizar o trabalho desenvolvido por ele no Inpa e está chancelando aquilo o que já existe há muito tempo, ou seja, a cultura popular tão rica e diversificada”, disse.
>> Leia a matéria completa.
Fonte:
Inpa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















