Meio Ambiente
Ibama é o principal responsável pela redução da emissão de gases de efeito-estufa, afirma ministra
Clima
O Brasil será o primeiro país a entregar a certificação de registro de emissões na Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima. “Nós somos o País que mais reduz emissão no planeta e isto se deve à atuação do Ibama”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sede do Ibama, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (12), Izabella Teixeira falou sobre a importância do Ibama para a criação de uma nova postura da gestão ambiental do País. Ela destacou que o papel do instituto deve sempre se basear na transparência e na capacidade de dialogar e entender os problemas da sociedade sem preconceitos. Para Izabella, a equipe do Ibama precisa ser ambiciosa, pois os próximos anos serão de novos desafios.
O presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, parabenizou todas as diretorias do Ibama pelos projetos realizados e ressaltou a importância de o instituto trabalhar atualmente com foco nas agendas federais. Para o presidente, os servidores devem trabalhar no aperfeiçoamento dos procedimentos e dos sistemas de informações. “Nós temos o desafio de nos preparar para o futuro, temos de entender qual o papel do Ibama, com a consciência de que agenda ambiental passa por um processo de especialização e profissionalização”.
Na abertura do encontro, Izabella e Volney plantaram, na entrada da sede do instituto, uma muda da cega-machado, árvore nativa do cerrado muito utilizada na arborização urbana e apreciada no paisagismo.
Relatório sobre Mudanças Climáticas
A ONU divulgou nesta quinta-feira (5) um relatório sobre mudanças climáticas. O documento destaca o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa.
Produzido pela Union of Concerned Scientists (UCS), com sede nos Estados Unidos, o documento intitulado "Histórias de Sucesso no Âmbito do Desmatamento: Nações Tropicais Onde as Políticas de Proteção e Reflorestamento Deram Resultado", traz um capítulo dedicado ao Brasil, apresentado como o País que fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo.
Dezesseis países da África, América Latina e Ásia também são citados como exemplos de sucesso na proteção às florestas.
O relatório indica que o governo brasileiro reduziu o desmatamento na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, por meio da criação de áreas de proteção ambiental a partir da segunda metade da década de 1990, com grande intensificação neste século, e as moratórias acordadas com empresas privadas sobre a compra de soja e carne de áreas desmatadas.
“As mudanças na Amazônia brasileira na década passada e a sua contribuição para atrasar o aquecimento global não têm precedentes”, diz o documento.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















