Meio Ambiente
Ceará tem mais de 90 toneladas de resíduos para reciclagem durante Copa
Sustentabilidade
A Copa do Mundo 2014 foi marcada pela preocupação com a sustentabilidade ambiental. Além das compensações pelos impactos gerados pelo evento, a reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados foram atividades priorizadas. No Ceará, foram coletados 90.980 quilos de resíduos na arena Castelão e no aterro da Praia de Iracema onde aconteceu a Fan Fest.
Nos seis jogos da Copa do Mundo na arena Castelão foram coletados 49.437 quilos de material reciclável, entre papel, plástico, metal e vidro. Durante o torneio, mais de 350 mil pessoas lotaram as arquibancadas do estádio. Os jogos com maior público foram as partidas Brasil x México e Brasil x Colômbia e consequentemente com maior coleta de resíduos; 9.596 kg e 9.231 kg, respectivamente.
O montante coletado beneficiou a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos do Ceará - formada por 17 instituições e 350 catadores. Os benefícios ecológicos gerados pela coleta na Arena Castelão ajudaram a poupar o equivalente a:
- 1.879 m³ de água;
- 5 toneladas de areia;
- 566 árvores;
- 1 tonelada de carvão mineral;
- 166 MWh de energia elétrica;
- 9 toneladas de minério de ferro;
- 121 barris de petróleo.
Fan Fest
Em Fortaleza, a exibição pública dos jogos aconteceu no aterro da praia de Iracema. Além das partidas emocionantes, atrações locais, nacionais animaram o público superior a 700 mil pessoas que passaram pelo local. Ao todo, no local, foram coletados 41.443 quilos de resíduos sólidos, entre vidro, papel, plástico e metal.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















