Meio Ambiente
Comissão reúne contribuições para evitar desmatamento no Cerrado
Preservação
Reduzir em 40% os índices anuais de desmatamento no Cerrado até 2020 é a meta prevista pelo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). Integrantes da Comissão Nacional do Cerrado (Conacer) realizaram, nesta quinta-feira (10), a segunda reunião para avaliar as propostas do novo PPCerrado e apresentaram diversas contribuições, a serem avaliadas pela Comissão Executiva do Plano nos próximos 15 dias.
A nova versão da segunda etapa deste plano interministerial será divulgada na segunda quinzena de agosto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), contendo as projeções estratégicas para o controle do desmatamento e das queimadas no bioma para os próximos seis anos.
O Conacer, formado por representantes de vários setores do governo e da sociedade civil organizada, pretende acompanhar de perto a aplicação desta política pública e os resultados estratégicos decorrentes do plano.
Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado
O “Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite” é resultado de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), executado pelo Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama.
O PPCerrado traz a sua ampliação para as demais áreas do governo federal bem como novas iniciativas consideradas fundamentais para levar à redução do desmatamento do bioma. Em sua constituição, ele detalha todas as ações até 2011, que é o último ano do atual Plano Plurianual (PPA) do governo.
O PPCerrado engloba tanto o compromisso nacional voluntário de redução (em 40%) das emissões provenientes do desmatamento do cerrado, quanto outras ações, descritas no Plano Operacional do PPCerrado, e que terão suas emissões computadas dentro dos esforços dos planos setoriais de Agricultura e Siderurgia. Isso tem o objetivo de evitar dupla contagem na redução de emissões.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















