Meio Ambiente
Encontro reúne organizações sociais para falar sobre reúso de águas
Semiárido
Será realizado nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), em Campina Grande (PB), o encontro 'Manejo da Água Servida para a Produção de Alimentos Saudáveis'. A ideia é promover o intercâmbio de experiências entre famílias agricultoras e técnicos sobre manejo da água servida para a produção de alimentos saudáveis.
A expectativa é reunir durante esses dois dias cerca de 40 pessoas, dentre estes, agricultores que trabalham com a dinâmica da agricultura familiar de base agroecológica, em especial, na experimentação de sistemas simplificados de reuso de água em suas propriedades agrícolas.
O seminário também contará com a apresentação de experiências referências desenvolvidas por agricultores experimentadores dos municípios paraibanos de Juazeirinho, Cubati, Olivedos e também do Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é construir uma apropriação coletiva sobre a importância da água servida e planejar a continuidade da formação e aperfeiçoamento de sistemas simplificados de manejo da água servida existentes nas comunidades.
O evento é organizado pela Ong Patac e o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú paraibanos, além entidades que compõem a Articulação Semiárido Brasileiro (Asa Brasil). Conta ainda com a participação de parceiros como o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e as demais entidades e organizações que compõem a ASA Paraíba.
Projetos e experiências de reuso de águas
O Insa desenvolve projetos que avaliam o potencial e a viabilidade do uso de águas residuárias para recuperação de áreas degradadas e na exploração de espécies florestais com potencial madeireiro; analisam a produção de forragem e madeira em um sistema agroflorestal fertirrigado com água residuária em solos degradados.
No Assentamento Vitória, zona rural de Campina Grande (PB), encontra-se em processo de implantação Unidade Demonstrativa de reuso de águas visando à produção de forragem pela comunidade, bem como desenvolver estudos de viabilidade das tecnologias de captação de água de chuva e de reuso de águas, com o intuito de dotar comunidades rurais de sistemas simplificados de abastecimento de água e de reuso.
Em maio deste ano foi realizada reunião com representantes de Organizações sociais integrantes da Rede Água Paraíba, ocasião na qual foi discutida reaproveitamento de águas servidas no contexto da agricultura familiar.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















