Meio Ambiente
Palestra aborda papel dos macacos guariba na manutenção das florestas
Zoologia
O Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI) promove nesta sexta-feira (1º) a palestra 'Dieta de Alouatta juara e seu papel como dispersor de sementes', ministrada por Tarcísia Gomes e Joyce dos Santos, do programa de pós-graduação em Zoologia, um convênio entre o Museu e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
A atividade acontecerá às 14h, no auditório Paulo Cavalcante do Mpeg. A programação integra o ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia, a ser realizada durante o ano de 2014.
O Allouta juara ocorre nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Roraima e no Peru. São macacos que vivem em grupos de até 14 indivíduos e sua ampla distribuição nas florestas se justifica pela variada fonte alimentar: folhas maduras, frutos, brotos, flores, sementes, musgos, caules e ramos.
A espécie está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), sobretudo, devido à caça e à destruição de seu habitat.
Museu Goeldi
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, estado do Pará, região amazônica.
Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
A missão da instituição é realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia. O Museu Goeldi fica na Avenida Magalhães Barata, 376.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Museu Emílio Goeldi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















