Meio Ambiente
Assentamento implanta minhocário para ajudar na produção agrícola
Americana (SP)
Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participaram de dia de campo no Núcleo Recanto Feliz do Assentamento Milton Santos, em Americana (SP). O objetivo foi o planejamento e a implantação de um minhocário na Unidade de Experimentação Participativa, cujo tema é um sistema agroflorestal em conjunto com uma horta.
A atividade aconteceu em parceria com a Associação de Agricultores do Assentamento Milton Santos (Acoterra), Feagri (Unicamp), Esalq-USP e Incra, no dia 23 de agosto.
Para Pedro Furtoso, agricultor do assentamento, "isso tudo é muito bom para os assentados e para o meio ambiente. Nosso assentamento está sendo reflorestado de maneira que temos frutas, espécies nativas e madeireira, com um solo bom e agora uma horta bem cuidada".
A UR Sistema Agroecológico Hortifrúti Florestal com Minhocário tem como objetivo viabilizar a geração, adaptação, validação e demonstração de sistemas agrícolas biodiversos aplicáveis ao processo de transição agroecológica.
Nesse sentido, a agroecologia é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares, de comunidades indígenas e camponesas.
Adubo orgânico
Vermicompostagem ou minhocultura é o processo de reciclagem de materiais orgânicos a partir da criação de minhocas. Elas produzem um excelente adubo orgânico, conhecido como húmus.
O húmus aumenta a oferta e retenção de nutrientes para as plantas, melhora a estrutura do solo e a diversidade de microrganismos benéficos. Além disso, aproveita os resíduos orgânicos, como estercos e restos de vegetais e culturais, transformando-os em um material muito rico em nutrientes. Também melhora a estrutura, aeração, drenagem e conservação da umidade do solo.
Minhocário
Um minhocário pode ser construído com diversos formatos, com a utilização de materiais mais duradouros ou também de maneira mais simples e barata, podendo-se utilizar o que já existe no lote, como bambu, ripas de madeiras ou até mesmo no próprio solo em formato de leiras.
A sua finalidade é de proporcionar um local adequado para o desenvolvimento das minhocas e para facilitar o manejo de produção e extração do húmus.
Nesse dia, teve início o processo de implantação do minhocário com a construção de sua cobertura, que deve ser concluído em até meados de setembro com a disposição dos materiais orgânicos (restos de culturas, de alimentos e estercos de aves e bovinos) nos canteiros para a criação de minhocas e produção de húmus.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















