Meio Ambiente
Especialistas discutem monitoramento hídrico com colombianos
Visita técnica
A Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu visita técnica de especialistas colombianos que participam da XVI Reunião da Comissão de Vizinhança e Integração Brasil-Colômbia. No encontro, representantes da ANA apresentaram a Sala de Situação, que monitora rios, reservatórios e chuvas no Brasil. Na temática de recursos hídricos, também foi discutido o andamento do projeto de cooperação bilateral entre os países e no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Especialistas da ANA falaram aos colombianos sobre a Rede Hidrometeorológica Nacional na Amazônia. Além disso, foi abordado o processo de capacitação de profissionais e instalação de duas estações fluviométricas automáticas na Colômbia. Estas ações fazem parte do "Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos", que tem R$ 2,5 milhões em recursos numa parceria entre a Agência Nacional de Águas e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Outro tema abordado durante o encontro foi o "Projeto Bilateral de Capacitação de Técnicos Colombianos na Área de Monitoramento Hidrológico, de Qualidade da Água, Automatização das Redes Hidrológicas e Intercâmbio de Experiências e Conhecimentos sobre Gestão de Recursos Hídricos". A iniciativa terá duração de dois anos e conta com R$ 198 mil do orçamento da ANA.
Brasileiros e colombianos também conversaram sobre oportunidades futuras de cooperação, como um possível projeto para apoio à gestão das águas subterrâneas da bacia Amazônica. Os representantes do país vizinho também informaram sobre o início do processo de elaboração do Plano Hídrico Nacional da Colômbia, que levará em consideração as bacias transfronteiriças dos rios Putumayo, Caquetá e Vaupés/Negro.
No encontro, os brasileiros demonstraram interesse em conhecer a experiência colombiana de detalhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente sobre as Contas Econômicas Ambientais da Água. Além disso, os representantes da Colômbia explicaram indicadores que apoiam a formulação e implementação de políticas públicas no país. Estes temas poderão ser integrados à agenda bilateral de recursos hídricos, caso os países os considerem como de interesse mútuo.
Projeto Amazonas
Realizado pela ANA, pela OTCA e pela ABC, o "Projeto Amazonas: Uma Ação Regional na Área de Recursos Hídricos" realiza, desde 2013, iniciativas para desenvolver uma relação técnica entre os países amazônicos no campo da gestão integrada de recursos hídricos, especialmente para assuntos relativos à criação de uma rede conjunta para monitoramento hidrometeorológico da Bacia Amazônica.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















