Meio Ambiente
ICMBio e UEA promovem seminário para mulheres extrativistas
Tefé (AM)
Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Mulheres, Justiça Social e Participação Popular, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de novembro no Centro de Estudos Superiores de Tefé (AM). As inscrições estão abertas ser feitas até o dia 30 de setembro. Acesse o formulário.
A intenção é mobilizar todas as mulheres extrativistas, agroextrativistas e simpatizantes, que vivem na Floresta Nacional de Tefé e demais Unidades de Conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e promover um espaço acadêmico para ampliar o debate teórico e prático sobre o assunto, por meio de pesquisas e metodologias de pesquisa realizadas com mulheres no estado do Amazonas.
O encontro é resultado parcial do projeto de pesquisa "Somos Mulheres e Queremos Participar!", coordenado pela professora Rita de Cássia Fraga Machado, do Centro de Estudos Superiores de Tefé. "O projeto surgiu quando percebemos a dificuldade que as mulheres têm nas questões ligadas à gestão participativa e fortalecimento comunitário da Floresta Nacional de Tefé", explicou Hufeson Falcão, líder comunitário que atua na UC.
A ideia principal é realizar um trabalho específico com as mulheres e criar um espaço exclusivo para discutir e refletir questões de gênero, justiça e participação social, temas propostos pela Associação de Produtores Agroextrativistas da Floresta Nacional de Tefé e Entorno (APAF) nos últimos cinco anos . "Esta necessidade também aparece nos encontros de extensão e pesquisa que estamos realizando na Floresta", disse Falcão.
Durante o evento, serão abordados temas como "Mulheres, Justiça Social e Participação", Mulheres, Gênero e Cultura", "Justiça, Direito e Mulheres", "Mulheres, Classe e Corpo", "Mulheres, Trabalho e Educação" e "Movimento Feminista no Brasil". Também fazem parte da programação mesas redondas e mini oficinas, além da Marcha das Mulheres, a ser realizada em 25 de novembro, Dia Mundial de Violência Contra a Mulher.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















