Meio Ambiente
Incêndio florestal atinge área de 164,68 ha na Bahia
Ocorrência
Os componentes das brigadas de combate a incêndios florestais dos projetos de assentamentos Rosely Nunes e Serra do Ramalho, situados no centro da Bahia, registraram, nesta semana, o maior incêndio florestal ocorrido até o momento na região, afetando uma área total de 164,68 ha. O sinistro aconteceu na localidade conhecida como Chapadinha do Rumo, no município de Itaetê.
O local fica no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, muito próximo do Parna. A gerente estadual do Fogo, Rejane Carneiro, responsável pelas Brigadas PA, Rosely Nunes e Serra do Ramalho, informou que o combate ao incêndio foi iniciado no na segunda-feira (15), mesmo dia de início e detecção do sinistro.
O incêndio foi controlado ainda na segunda. No entanto, logo após, ocorreu reignição, isto é, o fogo ressurgiu, obrigando os brigadistas a intensificar o trabalho de combate, que foi finalizado na quarta-feira (17). No último dia, a brigada ainda permaneceu no local até as 18h, fazendo a vigilância para evitar nova reignição.
“Infelizmente, o fogo atingiu uma área remanescente de mata atlântica, com muitas árvores velhas, inclusive caídas e secas”, informou Rejane Carneiro.
Todo o trabalho de combate ao fogo e posterior rescaldo foi comandado pelo chefe de brigada Alex Lima Gomes e contou ainda com a participação de servidores do ICMBio (18) e brigadistas voluntários do Povoado de Rumo/Itaetê (06).
A causa do incêndio não foi identificada mas, possivelmente, segundo a equipe, teve origem na queima controlada em área de pastagem. Desde a contratação das novas brigadas, neste ano, haviam sido registrados cinco sinistros na região, todos de menores proporções.
Entre 5 de agosto e 9 de setembro, houve ocorrências nos municípios de Andaraí e Mucugê, onde queimaram áreas de 0,01 ha, 0,3 ha, 1,5 ha, 3,78 ha e 20 ha.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















