Meio Ambiente
Parque Nacional das Araucárias é aberto ao público
Unidade de Conservação
O Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias (PR) promoveu no mês de agosto um workshop para marcar a abertura da Unidade de Conservação (UC) ao público. O evento foi destinado a comunitários, empresários e órgãos públicos de Passos Maia e Ponte Serrada, municípios que cortam o Parque.
As aulas teóricas foram ministradas no Centro de Convivência do Idoso de Passos Maia e apesar de os assuntos serem novos para os participantes, eles perceberam o alto potencial que está adormecido na região, em termos de turismo, observação de aves e desenvolvimento econômico.
"O que se percebeu dos participantes foi muita empolgação em relação à atividade, o desejo de aprender mais sobre o tema e cooperar na implantação desses trabalhos na UC", disse o chefe do Parque, Juliano Oliveira.
No primeiro dia, a bióloga e especialista em Ecologia e Turismo, Maria Antonietta Castro Pivatto, abriu o evento palestrando sobre turismo de observação de aves para gestadores de UCs, pousadas e empreendimentos turísticos. Na ocasião, ela abordou temas como "o que é turismo de observação de aves, potencial econômico, infraestrutura para desenvolvimento da atividade, perfil do observador de aves e suas necessidades, características do roteiro adequado para este perfil de público, o guia especialista e divulgação do produto no mercado e segurança".
No segundo dia, os presentes participaram de atividades práticas, incluindo uma visita ao Parque. "A prática também serviu para a observação de pontos propícios à atividade e pontos que teremos de fazer adaptações", explicou Oliveira.
Além do workshop, durante três dias foram realizadas visitas técnicas em propriedades e estabelecimentos locais do Parque Nacional das Araucárias. Estiveram presentes o prefeito de Passos Maia, membros da Associação Amigos do Cavalo, representantes do Conselho do PE Fritz Plauman, representantes de comunidades e assentamentos da zona de amortecimento do Parque Nacional, representantes da Empresa Adami S.A., Ibama, Cooperfaps, Sindicato Rural de Ponte Serrada e donos de hotéis de Ponte Serrada.
Sobre a Unidade de Conservação (UC)
O Parque Nacional das Araucárias localiza-se nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada (SC). Constituído por uma área de 12.841 hectares, tem como objetivo básico a preservação dos ambientes locais, com destaque remanescentes de Floresta com Araucárias, formação vegetal da Mata Atlântica extremamente ameaçada.
Além da preservação, a criação da unidade busca promover realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico.
Foi criado em 19 de outubro de 2005 a partir de um grande trabalho realizado, envolvendo instituições federais como o Ministério do Meio Ambiente e Ibama, além de órgãos públicos estaduais e municipais, universidades e organizações da sociedade civil.
Fontes:
ICMBio
Apremavi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















