Meio Ambiente
Seminário capacita multiplicadores do Cadastro Ambiental
Regularização
O Seminário Nacional de Capacitação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que acontece em Brasília (DF), está capacitando trabalhadores da agricultura que atuarão como multiplicadores regionais, estaduais e locais para implantação do CAR.
Trata-se do primeiro evento de uma série de seminários que acontecerão pelo País, previstos na primeira etapa do processo nacional de capacitação do CAR. A meta é formar monitores aptos a orientar, a partir dos sindicatos de trabalhadores rurais, o registro obrigatório de imóveis rurais.
O evento, iniciado nesta quarta-feira (3), é uma realização da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e também conta com o apoio técnico dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). Estão reunidos representantes das Federações e das Coordenações Regionais da Contag.
Interação
O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, Paulo Guilherme Cabral, reconheceu, durante a abertura do seminário, o valor da iniciativa da Contag e das federações no processo de implantação do CAR.
“Nossa expectativa é orientar corretamente os produtores sobre a importância desse processo de regularização ambiental das propriedades”, destacou. O secretário também reforçou que o MMA apoia a interação com os órgãos estaduais, já que é responsabilidade dos estados e municípios realizarem o cadastro.
Segundo o secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris, o seminário preparatório tem o intuito de aproveitar os representantes da agricultura no processo de mobilização em torno do CAR, a partir do momento que eles atuarão como multiplicadores.
“A expectativa é absorver informações sobre o novo Código Florestal e suas particularidades e repassar isso aos agricultores”, disse. Rovaris explica também que, com esse primeiro evento, será possível obter um diagnóstico sobre como anda cada estado em relação ao CAR e traçar estratégias para implantação do cadastro.
Programação
A programação do seminário incluiu a apresentação das principais alterações do novo Código Florestal, um panorama e diagnóstico da situação do CAR nos estados, e introdução ao CAR, que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais.
O encontro continua na quinta-feira (4) e no período da manhã acontecerá a capacitação, realizada pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA. À tarde, serão discutidos os procedimentos e orientações para a operacionalização do Termo de Cooperação Técnica e Financeira, firmado entre a Contag e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a realização dos seminários regionais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















