Meio Ambiente
Vila dos Atletas (RJ) recebe selo ecológico
Certificação ambiental
Três condomínios da Vila dos Atletas, empreendimento localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para abrigar os participantes dos Jogos Olímpicos de 2016, receberam o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal.
Ecologicamente corretos, os três condomínios atenderam aos 31 critérios para a obtenção de certificação ambiental e receberam o selo na Categoria Ouro, informou a gerente executiva nacional de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Caixa, Mara Luísa Alvim Motta.
O bairro Ilha Pura, que engloba sete condomínios e é conhecido como Vila dos Atletas, vai abrigar 17.970 atletas olímpicos e paralímpicos durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Quando concluído, o bairro terá um parque com 72 mil metros quadrados de áreas verdes e paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx.
Com 3.604 apartamentos, a Vila terá sete condomínios com 31 prédios residenciais, sendo 50% das residências com telhado verde nas coberturas. Além de ciclovia, espelhos d’água, irrigação automatizada e recarregadores para veículos elétricos, todo resíduo da construção foi transformado em brita e reutilizado no canteiro de obras.
Para Maurício Cruz Lopes, diretor do empreendimento de Ilha Pura, o objetivo da empresa é conseguir com que os outros condomínios recebam o Selo Casa Azul da Caixa. “É extremamente importante certificar (o empreendimento) para chancelar Ilha Pura como um bairro sustentável”, afirma.
Segundo ele, o ritmo acelerado de construção faz com que a preocupação com o meio ambiente seja levada em consideração. “É necessário minimizar a obra, fazer o uso racional dos recursos e promover a qualidade de vida para os clientes”, diz.
Após a realização das Olimpíadas, o Comitê Rio 2016 terá que reformar os apartamentos e devolvê-los à construtora. Após a reforma, os condomínios serão entregues aos futuros moradores.
Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul foi criado em 2011 e é uma classificação socioambiental de projetos habitacionais financiados pelo banco para reconhecer empreendimentos que adotem soluções eficientes na construção.
O selo possui 53 critérios de avalição e seis categorias: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água, e práticas sociais.
Os empreendimentos que preencherem 19 requisitos obrigatórios recebem o selo nível bronze, o nível prata requer os itens obrigatórios e mais seis opcionais, já o selo ouro necessita de todos os itens obrigatórios e 12 itens opcionais. A adesão ao selo é voluntária e a empresa interessada deve apresentar os projetos à Caixa para análise do financiamento.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















