Meio Ambiente
Engenheiros dos Estados Unidos capacitam brasileiros
Recursos hídricos
Os especialistas Jang Pak e James Doan, do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace, na sigla em inglês), conduziram um curso sobre Modelagem Hidrológica com HEC-HMS na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) entre 6 e 10 de outubro.
O objetivo da capacitação foi oferecer conhecimentos práticos de métodos de simulação do escoamento de água pluvial. Especialistas da ANA e instituições parceiras, como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estiveram no curso. O software HEC-HMS foi concebido pelo Usace para simular os processos hidrológicos completos de bacias hidrográficas.
Este evento faz parte da série de cursos que acontecem no âmbito do contrato entre ANA e Usace. O Programa de Capacitação Técnica busca orientar especialistas da Agência para que a instituição possa desempenhar adequadamente suas atribuições, mais especificamente as relacionadas à prevenção de impactos de eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas. O curso também é voltado para outras instituições brasileiras que lidam com a temática de recursos hídricos.
O Programa também tem o objetivo de aprimorar a atuação da ANA em supervisão da operação de reservatórios; coordenação da Rede Hidrometeorológica Nacional e regulação do uso da água nos seguintes temas: planos de controles de cheias; operação de reservatórios de usos múltiplos e de controles de cheias; aspectos regulatórios; planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.
Eventos contrato ANA/USACE já realizados
- 26 e 27 de fevereiro de 2014: Workshop sobre as Experiências do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na Gestão de Redes de Monitoramento Hidrológico;
- 7 e 11 de abril de 2014: Planejamento de Controle de Inundações;
- 19 a 23 de maio: Curso sobre Aspectos Regulatórios: Medidas não Estruturais Relacionadas a Risco de Inundação;
- 21 a 25 de julho de 2014: Curso sobre Diretrizes para Elaboração de Planos de Controle de Cheias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















