Meio Ambiente
Agência Nacional de Águas discute transposição do São Francisco
Gestão hídrica
A Agência Nacional de Águas (ANA) participou, nesta quinta-feira (6), de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) sobre a transposição do rio São Francisco, no Senado, em Brasília (DF). O encontro é parte das atividades de acompanhamento da política de recursos hídricos para o Semiárido, por parte do Senado.
Entre as autoridades presentes, participaram: o especialista em recursos hídricos da ANA, Carlos Motta; o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional (MI), Irani Braga Ramos; e o chefe de divisão do Departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Silvério da Silva.
Em sua apresentação, Carlos Motta apontou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Semiárido. “A transposição do São Francisco é uma das alternativas, é uma grande oportunidade de fazer com que a água deixe de ser o fator limitante para a região", afirmou.
O especialista ainda destacou a importância da transposição para a segurança hídrica da região. “A água vai chegar, vai ser entregue na porta dos açudes e lá nos estados mais água vai poder ser utilizada para todos os demais usos, sabendo que, se não chover, não há problema: ligo a bomba do São Francisco, da transposição, e reabasteço o açude”, destaca o especialista.
No entanto, o representante da ANA deixou claro que o empreendimento requer obras complementares para cumprir seus objetivos. “Existe uma série de obras complementares que estão sendo feitas pelo próprio Ministério da Integração para poder dar capilaridade ao projeto para que ele alcance todas as regiões beneficiadas”, conclui Motta.
Avanços
Em sua apresentação, o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, apresentou o estágio das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), como o empreendimento funcionará e as regiões que serão atendidas. José Silvério da Silva, do MAPA, falou sobre a eficiência no uso da água em projetos de irrigação no Nordeste.
Autor do requerimento para realização do debate, o senador Acir Gurgacz (RO) buscou ouvir dos representantes do Executivo uma avaliação sobre o andamento do PISF e saber se procedem as informações de que um pequeno número de famílias será beneficiado pelo empreendimento.
Para Gurgacz, a transposição “é de fundamental importância para o enfrentamento da histórica escassez hídrica observada no Semiárido nordestino”.
Acesse a outorga de direito de uso de recursos hídricos emitida pela ANA para o PISF.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















