Meio Ambiente
Área de Proteção Ambiental Guapimirim celebra 30 anos
Rio de Janeiro (RJ)
A Área de Proteção Ambiental Guapimirim (RJ) completa 30 anos neste sábado (15). Para celebrar a data, a Unidade de Conservação vai realizar ao longo do dia diversas atividades de lazer e educação ambiental.
Estão na programação plantio de mudas, limpeza de lixo às margens do Rio Guapimirim, observação de aves, teatro ambiental, músicas e visitas ao viveiro de mudas e ao minhocário.
"Também teremos concursos de desenho, gastronomia, fotografia amadora e redação, além de recreação infantil. Todas essas atividades terão premiação no fim do dia", destacou Maurício Muniz, chefe da Unidade de Conservação.
Inscrição
Para participar das atividades basta preencher uma ficha de inscrição disponível no site da APA Guapimirim, no endereço . Em seguida, essas informações devem ser confirmadas pelo e-mail ou pelo telefone (21) 2633.0079
"A inscrição não é obrigatória, mas bastante recomendada. Quem quiser pode chegar na hora das atividades e dar o nome. O problema é que algumas atividades, como plantio de mudas, visitas ao viveiro e observação de aves têm quantidade limitada de pessoas e, nesses casos, quem não tiver feito a inscrição com antecedência pode acabar ficando de fora de algumas tarefas", finalizou Muniz.
O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá das 9h às 16h na sede da APA, localizada na BR 493 – Estrada Magé Manilha – KM 12,8 – Vale das Pedrinhas – ao lado do Rio Guapimirim.
Saiba mais
A APA de Guapimirim foi criada em setembro de 1984, fruto de um movimento ambientalista da sociedade civil organizada e da comunidade científica.
É a primeira Unidade de Conservação brasileira voltada para a preservação do ecossistema manguezal. A UC abrange parte dos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo, todos no estado do Rio de Janeiro.
Tem como principal objetivo proteger os remanescentes de manguezais situados no recôncavo da Baía de Guanabara e assegurar a permanência e sobrevivência de populações humanas.
A população local mantêm uma relação estreita com o meio ambiente, vivendo dos seus recursos naturais e mantendo ainda características tradicionais no convívio com a natureza.
Fonte:
Instituto Chico Mendes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















