Meio Ambiente
Cartilha aborda Piscicultura Familiar no Amazonas
Aquicultura
De forma lúdica e interativa, os alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), curso do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em pareceria com a Universidade Nilton Lins, elaboraram a cartilha "Piscicultura Familiar no Amazonas", como parte das atividades da disciplina “Extensão em Aquicultura”.
Por meio de uma linguagem acessível e conceitos modernos sobre piscicultura, os produtores terão a oportunidade de aprender mais sobre as técnicas de como criar peixes evidenciando as características regionais.
A cartilha é apresentada na forma de bate-papo entre um produtor rural e uma técnica em Aquicultura. De acordo com a coordenadora do programa, Elizabeth Gusmão, será apresentado um "passo a passo” para iniciar a piscicultura no estado do Amazonas.
“Na cartilha são discutidos os mais variados assuntos sobre a piscicultura na região como: planejamento, legislação, qualidade da água e do solo, alimentação e nutrição, produção e sanidades dos peixes, dentre outros”, disse a pesquisadora.
Distribuição
A distribuição da cartilha será feita em bibliotecas, escolas e instituições que trabalham com essas atividades e também pode ser acessada pela internet.
Segundo Gusmão, a cartilha terá também uma versão em inglês e espanhol, possibilitando o acesso a estas informações em qualquer lugar do mundo.
Pós-Graduação em Aquicultura
Ainda de acordo com a coordenadora, o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI) foi criado por iniciativa do Inpa e da Universidade Nilton Lins, devido a necessidade em capacitar profissionais na área de Aquicultura.
“Sem dúvida, esta disciplina tem sido um grande desafio para docentes e discentes do curso, pois são aplicadas metodologias inovadoras, onde o aluno é treinado para ministrar aulas aos produtores e orientados para elaborar um material didático com características regionais”, comentou.
O curso que já teve a primeira turma ingressa em 2010 tem como objetivo formar competências acadêmicas e profissionais em assuntos relacionados com os problemas da biologia, específicos de ambientes de cultivo de organismos aquáticos dentre ouros assuntos relacionados às melhorias da piscicultura.
“O PPG-AQUI possui duas grandes linhas de pesquisa, Aquicultura para Conservação Ambiental e Sistemas de Produção em Aquicultura. E nossa expectativa sempre é que todas as pesquisas desenvolvidas possam contribuir com a geração de novas tecnologias para o avanço da aquicultura na região”, finalizou.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















