Meio Ambiente
Inpa realiza 8ª edição do Projeto Circuito da Ciência
Popularização da ciência
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza nesta sexta-feira (7), das 8h às 13h, a 8ª edição do Projeto Circuito da Ciência. O evento acontece no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). O objetivo é levar o conhecimento científico para as comunidades e popularizar a ciência.
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Projeto Circuito da Ciência, em 15 anos de atividades, já proporcionou informações científicas, sensibilização socioambiental e entretenimento para mais de 55 mil pessoas entre jovens e adultos de 220 escolas estaduais e municipais de Manaus.
“O Circuito é uma oportunidade que os alunos têm de aprender ciências não só pelo ouvir, mas também pelo tocar, ver e brincar”, diz Lobato.
Para esta edição, são esperados cerca de 300 alunos da rede pública estadual de ensino. As escolas convidadas são: Adalberto Valle (Morro da Liberdade); Maria Rodrigues Tapajós (Redenção); Júlia Bittencourt (Compensa I); e Profº Otávio Mourão (Santa Etelvina).
Além dos alunos da Oca do Conhecimento Ambiental, projeto de educação ambiental idealizado pela Vara do Meio Ambiente e de Questṍes Agrárias (Vemaqa) administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Programação
O projeto é uma ferramenta de popularização da ciência que busca disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelo Inpa. Para isso, durante o Circuito, várias atividades socioambientais e culturais são oferecidas aos estudantes participantes.
Entre elas, os alunos podem conferir: exposições científicas sobre mamíferos aquáticos da Amazônia; Vida de Gavião-real; invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos; recursos hídricos; tecnologias sociais e inclusão social na Amazônia.
Também serão oferecidas oficinas sobre saúde bucal; prevenção a doenças tropicais como a malária, dengue e leishmaniose; jogos educativos; tenda de leitura, herbário e carpoteca.
Apresentações de música pelos Garis da Alegria (Semulsp) e Teatro Alquímicos (Uninorte) também fazem parte da programação. Além disso, as crianças poderão andar pelas trilhas e conhecer outras atrações do bosque e visitar a Sala de Ciências do Sesc; a tenda do Grupo de Escoteiros.
Visitantes também poderão conferir pirogravuras em papel reciclado; reaproveitamento de materiais da construção civil e compostagem (pelos alunos da Fametro); o projeto Despertando a Consciência; Com Postura (Fisioterapia/Fametro); experimentoteca de Biologia (Uninorte), exposição de produtos reaproveitáveis e jogos ambientais, entre outros.
Parceria
O Projeto Circuito da Ciência recebe o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia com apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc) e da Prefeitura de Manaus (Semulsp e Semmas). Também recebe apoio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), da Associação dos Servidores do Inpa (Assimpa), além do Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNilton Lins, Uninorte, e das empresas Coca-Cola e Brothers.
Localização
O Bosque da Ciência do Inpa está localizado na rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis (nas dependências do Campus I do Instituto), zona Sul de Manaus (AM).
O espaço fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h ás 16h30 (entrada). Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (entrada). O ingresso custa R$ 5,00.
Crianças até 10 anos, idosos com mais de 60 anos, além de grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, não pagam. As visitas de grupos escolares agendados têm entrada franca, porém, é necessário fazer solicitação por meio de oficio.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3192/3312/3293.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















