Meio Ambiente
Programa Arpa será apresentado em congresso na Austrália
Ação sustentável
A iniciativa "Arpa para a Vida - Compromisso com a Amazônia" será apresentada no sábado (15), aos cerca de 5.000 participantes do Congresso Mundial de Parques 2014, que acontece em Sydney, Austrália. O programa é destinado a garantir a sustentabilidade das áreas protegidas nesta região do Brasil e é considerado a maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do mundo, com mais de 60 milhões de hectares protegidos.
O evento é organizado a cada dez anos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e reúne especialistas de todo o mundo para discutir a situação das áreas protegidas existentes ao redor do planeta.
Com o tema “Parques, pessoas e planeta: inspirando soluções”, o Congresso terá até o dia (19), a participação de representantes de 168 países. O objetivo é reunir pesquisadores e cientistas de todo o mundo para compartilhar conhecimentos e inovação, além de definir uma agenda voltada à conservação de áreas protegidas para a próxima década.
Nova etapa
No Congresso Mundial de Parques da Austrália, o diretor de Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Sérgio Collaço, apresentará detalhes do Programa Arpa, que acaba de entrar na sua terceira fase.
Esta nova etapa do Programa, com prazo de duração de 25 anos, terá como meta consolidar os 60 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) no bioma Amazônia, nos âmbitos federal e estadual.
O Arpa apoiará, também, o desenvolvimento de estudos destinados a fomentar a criação de outras UCs. O Programa terá como fontes os recursos ordinários do MMA, de suas entidades vinculadas, os aportes feitos pelos governos estaduais e as alocações provenientes de doações de instituições privadas nacionais e internacionais.
Conheça as áreas protegidas na Amazônia apoiadas pelo programa Arpa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















