Meio Ambiente
Viveiro é construído para preservar a ecologia da floresta
Educação Ambiental
Os técnicos do Instituto Mamirauá estiveram na comunidade do Ingá, na Reserva Mamirauá, no Amazonas, para construir o primeiro viveiro de mudas do projeto "Cantinho da Ciência", iniciativa desenvolvida com professores de uma escola próxima.
O intuito é facilitar a compreensão da ecologia da floresta, com o incremento das aulas ministradas dentro e fora da unidade escolar, com apoio dos manejadores florestais. "Por isso, o viveiro foi construído junto da escola, com a participação da comunidade e a ideia é que seja um espaço didático", acrescentou o educador ambiental Claudioney Guimarães.
A proposta é uma iniciativa de educação ambiental do projeto Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central (BioREC) – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.
O viveiro tem 24 metros quadrados e acompanha um sistema de irrigação e captação de água da chuva. Os moradores das comunidades vão agora coletar substratos para preencher os tubetes e promover o plantio. "
Após a coleta das sementes e plantio, as crianças poderão aprender e conhecer as espécies vegetais das áreas onde elas moram. Elas vão acompanhar o crescimento dessas plantas, algumas utilizadas para o manejo florestal e outras não", explicou Camila Pires, educadora ambiental do Instituto Mamirauá.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















