Meio Ambiente
CGEE participa de encontro da ONU sobre mudanças climáticas
COP20
Até o próximo dia 12, representantes de países membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) reúnem-se para debater providências em torno do acordo climático global. O evento acontece em Lima, no Peru. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) faz parte da delegação brasileira que participa dos debates.
O assessor técnico do CGEE que participará da conferência, Marcelo Poppe, explica que o evento é de grande importância no âmbito das discussões sobre mudanças climáticas. "Serão tomadas decisões relativas à criação de um novo acordo, que vai suceder o Protocolo de Kyoto e deve ser assinado na COP 21, que ocorre em dezembro de 2015, em Paris. Para que isso ocorra, muitas discussões precisam ser feitas agora", afirma.
Poppe avalia que o novo acordo que está sendo construído é mais ambicioso que o Protocolo de Kyoto. Além de propor medidas mais severas, o termo deverá incluir maneiras de garantir a adesão das partes e levará em conta que a situação do clima se agravou e que o protocolo foi desrespeitado por alguns países sem que houvesse consequências.
"O que se espera é que no novo acordo sejam encontradas formas de verificação e garantia de cumprimento pelos países", ressalta o assessor. "Existe um forte interesse para que as negociações sejam bem sucedidas de forma a se atingir o objetivo, que é viabilizar a vida no planeta nas próximas décadas", lembra.
O diretor do CGEE, Antonio Carlos Filgueira Galvão, também representa a organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na COP 20. Ele fará apresentação, no dia 10 de dezembro, em evento paralelo organizado pelo Institut de Recherche pour de Développement (IRD), da França, sobre o tema "Observatories: A key tool to tackle climate changes in tropical regions".
Galvão discutirá o papel e os objetivos de observatórios de ciência, tecnologia e inovação, destacando a importância de que também estejam orientados para gerar resultados que possam influenciar a tomada de decisões na política, economia e sociedade. Abordará também experiências brasileiras no assunto, a partir dos exemplos da Amazônia e do Semiárido.
Side event Áridas LAC
Na próxima segunda-feira (8), ocorre o evento paralelo sobre Missão e Fundamentos da AridasLAC, uma iniciativa adotada na 1ª Conferência Científica da ILACCT realizada em Sobral (CE), em 2013, organizada pelo CGEE. O centro é um dos criadores e impulsionadores da Iniciativa AridasLAC – Programa de C&T para o desenvolvimento sustentável das terras secas da América Latina e do Caribe. O evento contará com a participação do diretor Antonio Galvão e do assessor técnico Antonio Magalhães.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















