Meio Ambiente
Empresa produz embalagens sustentáveis a partir da mandioca
Sustentabilidade
A empresa carioca CBPAK produz embalagens e recipientes biodegradáveis e descartáveis a partir da mandioca. Aliar desenvolvimento sustentável e gestão de negócios garantiu à empresa o Prêmio Finep de Inovação 2013, na categoria Inovação Sustentável.
São produzidos cerca de 2 milhões de unidades por mês, entre copos, potes e bandejas feitas à base do amido de raiz, totalmente biodegradáveis e compostáveis, um diferencial frente aos similares feitos de isopor e de plástico. O objetivo é diminuir ao máximo os impactos ambientais causados tanto no descarte quanto no processo de produção das embalagens.
As pesquisas para o desenvolvimento das embalagens consumiram um investimento da ordem de R$ 10 milhões e duraram cerca de quatro anos. Ao longo desse período, a CBPAK agregou novos procedimentos e aperfeiçoou processos. "Na parte de formulação dos produtos, desenvolvemos um processo para tornar as embalagens hidrofóbicas, ou seja, hoje, elas podem comportar líquidos", conta o fundador da empresa, Cláudio Rocha Bastos, engenheiro mecânico com mestrado em metrologia de inovação e sustentabilidade.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















