Meio Ambiente
ICMBio discute pesca artesanal em unidade de conservação
Proteção Ambiental
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio), a Área de Proteção Ambiental (APA) das Costa dos Corais (AL/PE) e a Rede MangueMar, em Pernambuco, iniciaram em dezembro uma discussão sobre a pesca artesanal dentro da APA.
O objetivo da oficina foi planejar o 1° Seminário da Pesca Artesanal da UC, previsto para março de 2015.
"Foram estabelecidas, na oficina, as estratégias para realização do Seminário e o cronograma de atividades", destacou Fabiano Ribeiro, analista ambiental do Cepene e secretário da Rede MangueMar em Pernambuco. De acordo com Ribeiro, a Rede é composta por vários atores sociais e pesquisadores, dentro os quais o próprio Centro de Pesquisa.
O analista ambiental Eduardo Almeida também fez uma breve apresentação sobre a APA Costa dos Corais e seu Plano de Manejo, com foco no zoneamento da UC e todos os pontos relevantes à atividade pesqueira.
A articulação entre Cepene, APA e Rede MangueMar tem como objetivo promover a formação de capital social nas comunidades pesqueiras artesanais inseridas em Unidades de Conservação, de modo a incentivar e capacitar a participação desses cidadãos nos conselhos gestores, além de promover práticas de pesca mais sustentáveis e condizentes com a atividade de uma Unidade de Conservação marinha.
Ainda em 2014, deverão ocorrer reuniões preparatórias nas cidades da APA para apresentar aos pescadores o que é a Área de Proteção Ambiental, seu Plano de Manejo, zoneamento, ações relativas ao setor e a programação do 1º Seminário sobre Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















