Meio Ambiente
Fixado limite e restrições para captação do Sistema Cantareira e rios de SP
Comunicado
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) fixaram em 22,9 milhões de m³ o limite de retirada de água do Sistema Equivalente do Cantareira para o mês de janeiro de 2015, sendo 2,5 m³ a vazão média do mês para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
A meta de volume disponível a ser preservada no Sistema Equivalente ao final do janeiro é de 47,6 milhões de m³, conforme consta do Comunicado Conjunto ANA/DAEE nº 241.
Em ofício encaminhado ao DAEE, a ANA reforça a necessidade de a Sabesp elaborar um plano operacional de curto e médio prazo que utilize previsões conservadoras.
Em desacordo ao recomendado pela ANA, a Sabesp utilizou previsões de vazões afluentes ao Sistema Equivalente muito acima daqueles verificadas, o que correspondeu a uma diferença de volume de 117 milhões de m³ a menos do que foi planejado pela Sabesp para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2014.
Além disso, no Ofício, a ANA reforça a necessidade de apresentação, pela Sabesp, de um Plano de Contingência que contemplem ações emergenciais.
Confira as notas oficiais:
Comunicado Conjunto ANA/DAEE n° 241 - limites de retirada para janeiro
Ofício ANA nº 4/2015
Ofício DAEE 0135/2015
Nota Técnica – DAEE
Fonte:
Agência Nacional de Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















