Meio Ambiente
Ibama desativa depósitos do tráfico de fauna na Bahia
Fiscalização ambiental
No período de 11 a 21 de dezembro, a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a Operação Blu, que teve por objetivo desativar depósitos ilegais de fauna localizados próximos às áreas-fonte para captura de animais silvestres na região Nordeste.
Durante a ação, mais de 500 animais foram apreendidos e seis depósitos de animais silvestres, desativados, sendo aplicados, no total, R$ 850 mil em multas.
Nos depósitos, os animais vão sendo acumulados para posterior comercialização, alimentando o tráfico de animais silvestres. Entre os depósitos desativados, destaca-se um no município de Brejolândia (BA), onde foram encontrados mais de 100 animais, entre cardeais, sabiás e coleiros, prontos para serem comercializados.
No local, foram encontradas gaiolas com o objetivo exclusivo de se amansarem animais capturados. Além destes, foram desmontados depósitos de jabutis e de animais pouco comuns no tráfico de fauna, como gralhas e carcarás.
Segundo o coordenador da operação, Roberto Cabral Borges, seguindo o disposto em Lei e avaliação técnica, 98% dos animais apreendidos foram soltos em seu habitat.
Além disso, ele reforça a importância das denúncias feitas pela população: “A Operação Blu foi inteiramente proposta com base em um trabalho de inteligência a partir das informações registradas no Sistema Linha Verde de Ouvidoria. Assim, é muito importante que a população continue registrando os crimes contra a natureza, pelo telefone 0800-61-8080.”
O nome da operação surgiu em alusão ao personagem principal da animação “Rio”, que conta a história de uma ararinha-azul que é vítima de traficantes de animais silvestres.
Ações nestas áreas-fonte diagnosticadas pelo Ibama são importantes, pois auxiliam na coibição da captura e permitem uma reintegração mais fácil dos animais apreendidos à natureza.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















