Meio Ambiente
Cepsul participou de mutirão de limpeza do rio Itajaí
Conservação
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul) participou do mutirão "Juntos pelo Rio", nos municípios de Itajaí e Navegantes (SC) pela preservação do rio Itajaí.
O evento foi alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado no 22 de março. O Cepsul é um dos centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Desde 2012, é realizado o mutirão de limpeza do Rio Itajaí. A ação deste ano mobilizou aproximadamente 600 voluntários que retiraram cerca de 35 toneladas de lixo não reciclável e quatro toneladas de materiais recicláveis do rio.
Em sua quarta edição, o mutirão se tornou um dos principais eventos de mobilização social, no município de Itajaí (SC).
Segundo a chefe do Cepsul, Roberta Aguiar dos Santos, o rio Itajaí é importantíssimo em Santa Catarina, tanto comercialmente quanto no que se refere ao abastecimento de água à população.
"O trabalho dos voluntários foi bem intenso e com um bom nível de organização. Entre o material reciclável havia até quadro e cadeira, em bom estado de conservação", destaca Roberta.
Enquanto parte dos voluntários trabalhava na coleta de lixo, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma "blitz educativa".
Cerca de 800 motoristas foram abordados pelos voluntários que entregaram panfletos e passaram orientações sobre como evitar novos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e como identificar são os sintomas da doença.
Além do Cepsul, várias orgãos estão "Juntos pelo Rio": o Porto de Itajaí, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), também vinculado ao ICMBio, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Fatma (Fundação do Meio Ambiente de SC), Marinha do Brasil, Secretaria de Educação de Itajaí, e Univali (Universidade do Vale do Itajaí-SC), entre outros.
O Cepsul prestou apoio por água, disponibilizando a lancha Cepsuliv e o navio de pesquisa Soloncy Moura, que serviu de plataforma de recebimento do material, onde um grupo de 20 voluntários separava os materiais recicláveis. O material coletado será reutilizado por cooperativas de reciclagem.
O Cepsul/ICMBio participou do mutirão "Juntos pelo Rio". Voluntários recolheram mais de 35 toneladas de lixo do rio...
Posted by ICMBio on Sexta, 27 de março de 2015
Sobre o Cepsul
O Centro desenvolve pesquisas no sudeste e sul do Brasil, relacionadas à conservação da biodiversidade marinha, monitorando espécies e possíveis impactos sobre elas.
As pesquisas realizadas subsidiam a elaboração de medidas que mitiguem o impacto sobre a biodiversidade marinha, tanto fora como dentro de Unidades de Conservação, especialmente no que se refere às espécies ameaçadas de extinção.
O Cepsul também coordena Planos de Ação Nacionais de peixes e invertebrados e participa do processo de Avaliação do Estado de Conservação de peixes marinhos e crustáceos.
Dia Mundial da Água
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água ficou registrado como efeméride mundial.
Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a histórica Eco-92, o dia 22 de março tem um significado especial, pois as nações ao redor do mundo se debruçam em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda ao redor do globo terrestre.
Anualmente o Dia Mundial da Água gira em torno de um tema também definido pela ONU. Para 2014 as discussões e reflexões terão como pauta “Água e Energia”. Em anos anteriores o tema “Água” se relacionou com outros, como Cooperação, Segurança alimentar e Saneamento.
Conheça um pouco do trabalho da ANA para as celebrações do Dia Mundial da Água.
Fontes:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Agência Nacional das Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















