Meio Ambiente
Ibama realiza Operação Rios Federais no Amazonas
Fiscalização
O Ibama realiza, desde o dia 23 de fevereiro, a operação Rios Federais, nos rios Amazonas, Solimões, Purus e afluentes, visando a fiscalizar atividades pesqueiras e verificar o cumprimento da moratória da piracatinga e do defeso das espécies pirarucu, tambaqui, matrinxã, aruanã, sardinha, pacu, pirapitinga, mapará, surubim e caparari.
Até o momento, foram inspecionadas dez indústrias de beneficiamento de pescado e abordadas 115 embarcações. A operação já contabiliza a lavratura de 18 autos de infração (R$ 333 mil em multas aplicadas) e a apreensão de sete toneladas de peixes, 700 m³ de madeira em tora, 59 m³ de madeira serrada e 13 embarcações.
Também, estão sendo realizadas ações preventivas e repressivas em terras indígenas do Médio Purus e do Alto Solimões, região de tríplice fronteira.
Todo o pescado apreendido foi doado para 900 famílias vítimas da grande enchente dos rios nos municípios de Tefé, Tabatinga, Boca do Acre e Lábrea, no Amazonas.
A operação tem apoio da (Fundação Nacional do Índio (Funai), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, da Marinha e do Exército Brasileiro.
Defeso do caranguejo-uçá
A última ação realizada pelo Ibama foi contra pesca ilegal do caranguejo-uçá em Pernambuco. Operação aconteceu durante uma ação no período de 6 a 10 de março, que é a época do período de defeso dos crustáceos.
Apreensão foi realizada em Pontes dos Carvalhos e em uma feira livre do Cabo de Santo Agostinho, município da região metropolitana do Recife
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















