Meio Ambiente
Palestra aborda relações entre plantas e polinizadores
Jardim Botânico (RJ)
O pesquisador Leandro Freitas (JBRJ) fala sobre a evolução das flores, o funcionamento das comunidades e serviços ecossistêmicos, no próximo sábado (28), às 10h30.
Na palestra "Plantas e polinizadores", o pesquisador abordará como a variedade de formas, tamanhos e cores das flores reflete pressões seletivas por parte dos polinizadores, como pássaros, abelhas e outros insetos.
As interações com polinizadores também são importantes para o funcionamento das comunidades e para o ser humano, pois a polinização é necessária para a produção de muitos alimentos.
A palestra será no Auditório Geraldo Jordão Pereira, na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) - Rua Jardim Botânico, casa 6, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é gratuita.
Saiba mais sobre o JBRJ
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 1808, inserido no projeto de pesquisa luso, e seguia orientações elaboradas anteriormente em Portugal. O primeiro desafio foi aclimatar as chamadas especiarias do Oriente: baunilha, canela, pimenta e outras.
Assim, inicialmente foi um local de experiências com vegetais enviados de outras províncias portuguesas, além daqueles oriundos do Jardim Botânico La Gabrielle, na Guiana Francesa, recém-invadida pelas tropas luso-brasileiras.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















