Meio Ambiente
Representantes da 'Verde para Sempre' (PA) se reúnem com ICMBio
Reserva extrativista
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, se reuniu com representantes da Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre (PA). O encontro teve como objetivo discutir a implementação de políticas públicas do governo federal nos limites da Unidade de Conservação (UC).
"A Reserva Extrativista Verde para Sempre é um lugar de convergências, tanto no que diz respeito aos aspectos históricos e culturais que caracterizam as relações das populações tradicionais da Amazônia com a natureza, quanto aos desafios que se apresentam para consolidar e implementar essa categoria de Unidade de Conservação", explica Vizentin.
Avanços importantes
"A reunião foi uma designação do Conselho Deliberativo da Reserva", explica o coordenador do Comitê de Desenvolvimento Sustentável do município de Porto de Moz (PA), onde está situada a UC, Antônio Duarte.
Segundo Duarte, o encontro com o ICMBio fechou uma série de reuniões realizadas em Brasília, que promoveram o diálogo entre os representantes da Resex Verde para Sempre e os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Entre os pontos discutidos junto ao ICMBio, destacam-se a questão da energia (para atender às residências e às unidades de produção da UC), a concessão de créditos para a população da Resex e o fortalecimento da pesca e da agricultura familiar.
Outra demanda importante, segundo os representantes da UC, é a conclusão do Plano de Manejo da Unidade, que está em fase de elaboração.
"As lideranças aqui presentes reconhecem os esforços do governo e as conquistas desde a criação da Reserva, mas ao mesmo tempo reivindicam, corretamente, uma ação mais efetiva do poder público na implementação de um conjunto de ações necessárias para assegurar as condições ambientais e produtivas da Verde para Sempre", afirmou Vizentin.
De acordo com o chefe da Resex Verde para Sempre, Agostinho Tenório, os encontros em Brasília foram positivos. "As reuniões foram bastante produtivas. Conseguimos a implementação do Programa Luz Para Todos, que deverá ocorrer até o mês de maio, contemplando toda a Unidade. Avançamos também nas questões de energia, regularização fundiária e concessão de crédito", pontuou o chefe da Reserva.
Também estavam presentes no evento Manoel Batista, membro do Conselho Deliberativo da Resex Verde para Sempre; Idalino Assis, diretor do Conselho Nacional de Populações Extrativista; Weider Lobato, da Secretaria de Produção e Abastecimento de Porto de Moz; Cleidimar Barbosa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Carlos Augusto Pinheiro, coordenador regional do ICMBio em Santarém (PA); e Carlos Eduardo Santos, da Coordenação de Produção e Uso (Coprod/ICMBio).
A reunião que aconteceu no dia 6 de março, na sede do Instituto, em Brasília (DF), contou ainda com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Sobre a Reserva Extrativista Verde para Sempre
É uma UC de Uso Sustentável, ou seja, a conservação da natureza é conciliada com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais. Com mais de um milhão de hectares de área protegida, a Reserva Extrativista Verde para Sempre, localizada no estado do Pará, faz parte do bioma Amazônia.
No seu interior vivem aproximadamente 2600 famílias, que desenvolvem atividades de pesca, extrativismo e agricultura familiar. Outra prática produtiva que ocorre na Reserva é a criação de búfalos: no total, são mais de 30 mil cabeças, que sustentam a produção de queijo e leite.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















