Meio Ambiente
Brasil discute gestão de resíduos na COP21
ONU
Sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento Diálogos do Brasil na COP21 reuniu, nesta quarta-feira (9), em Paris, catadores de materiais recicláveis do País e de outras nações, além de representantes do governo federal e do comércio. O debate serviu para embasar a participação brasileira na 21ª Conferência das Partes (COP21), prevista para ocorrer até o fim desta semana, na capital francesa.
A questão dos resíduos integra o plano de ação brasileiro apresentado à Organização das Nações Unidas (ONU) para cumprir a meta nacional (INDC, sigla em inglês) de redução de emissão de gases de efeito estufa. Como parte da estratégia, recebeu destaque o acordo setorial firmado, há duas semanas, entre os catadores, o governo federal e a indústria para a logística reserva de embalagens.
"O acordo foi construído a várias mãos e veio para dar certo", afirmou Severino Lima Júnior, da equipe de articulação do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
A categoria comemorou o ingresso do tema no debate internacional. Nora Parilla, catadora da Associação Nacional dos Recicladores da Colômbia, salientou a importância do trabalho realizado pelo setor até agora para as políticas ambientais em todo o mundo. Para ela, a legislação brasileira deve embasar a forma como o restante do mundo trata da questão. "A lei brasileira é um modelo de gestão e de como valorizar o catador", opinou.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















