Turismo

Reconhecimento

Três cidades brasileiras estão no ranking das mais criativas do mundo

Belém, Salvador e Santos foram reconhecidas nas áreas de gastronomia, música e cinema; levantamento foi feito em 33 países
publicado: 15/12/2015 10h40, última modificação: 23/12/2017 10h45
Três cidades brasileiras estão no ranking das mais criativas do mundo

Com influência indígena, gastronomia de Belém foi reconhecida pela Unesco com o selo Cidade Criativa - Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

As cidades de Salvador, Belém e Santos foram escolhidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para integrar a lista das 47 cidades criativas do mundo. A divulgação, realizada neste mês, contempla 33 países. Belém foi reconhecida pela gastronomia, enquanto Salvador se destacou pela música e Santos, pelo cinema.

A candidatura da capital paraense teve o apoio da prefeitura da cidade e contou com uma ajuda de peso do instituto Atá, do chef de cozinha Alex Atala, e do instituto Paulo Martins (que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica). Coube aos institutos a realização de um trabalho de pesquisa sobre a culinária local.

A gastronomia de Belém foi desenvolvida com forte influência indígena com seus pratos tradicionais como a maniçoba, o tacacá e o pato no tucupi. As delícias podem ser apreciadas na Estação das Docas, local às margens do rio Guamá, que foi revitalizado e atrai diversos turistas brasileiros e do mundo.

Produção musical

A capital baiana recebeu o reconhecimento por sua produção musical. As cantoras baianas de axé Claudia Leitte, Daniela Mercury e Ivete Sangalo movimentam o carnaval na capital e divulgam a música desse Estado para o mundo. Salvador também é berço do bloco Olodum e da Timbalada, de Carlinhos Brown. Músicos baianos famosos mundialmente, como Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil, também começaram suas trajetórias de sucesso na cidade.

Santos

Com dois cinemas públicos e 22 salas comerciais, o município da Baixada Santista foi reconhecido pela criatividade no cinema. Com o título, Santos passa a fazer parte da lista de oito cidades reconhecidas pelo seu desenvolvimento no setor e irá figurar ao lado de capitais como Roma, na Itália, e Sydney, na Austrália.

Além dos cinemas, Santos possui várias atrações. O bonde turístico foi restaurado e circula de terça a domingo. O transporte da década de 20 percorre 5 km e passa por vários locais históricos: Conjunto do Carmo, Pantheon dos Andradas, Correios, Paço Municipal e outros. Além deles, foi inaugurado no ano passado o Museu Pelé.

O selo de Cidade Criativa da Unesco foi concedido a 47 cidades do mundo em sete categorias criativas: Artesanato e Arte Folclórica, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Tecnologia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo