Geral
Rio Grande do Sul investiga três novos casos suspeitos de sarampo
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que investiga três casos suspeitos de sarampo. Recentemente, foram confirmados dois casos da doença no estado.
Os casos suspeitos – duas crianças e um adulto – foram registrados em Porto Alegre e Cachoeirinha. Os três tiveram contato com as crianças que tiveram o diagnóstico da doença confirmado por laboratório estadual.
Exames laboratoriais descartaram quatro suspeitas da doença em moradores de Canoas, Estância Velha, Esteio e Viamão. De acordo com as autoridades de Saúde, as crianças com a doença foram infectadas na Argentina.
Segundo o Ministério da Saúde, a circulação do sarampo no Brasil foi interrompida em 2000 e os casos registrados são importados de outros países. No início de agosto, também foram confirmados três casos importados de sarampo no Pará, todos na mesma família.
O sarampo é uma doença contagiosa, que se propaga no ar por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar. Os primeiros sintomas são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração do paciente e aparecimento de manchas avermelhadas na pele.
O ministério alerta que a vacina é a melhor prevenção contra o sarampo. A dose está disponível nos postos de saúde para as crianças a partir de 12 meses de idade.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















