Saúde
Anvisa interdita empresa suspeita de adulterar alimentos com sibutramina
A Anvisa interditou a empresa Sinérgika Indústria de Alimentos Ltda, durante fiscalização conjunta com as vigilâncias sanitárias de Goiás e de Aparecida de Goiânia, município onde a fábrica está instalada. A empresa é suspeita de adulterar alimentos com a inclusão de sibutramina.
Laudo da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, acusou a presença de sibutramina no produto Affinato, um tipo de quitosana, fibra derivada de crustáceos. Durante o período da interdição (90 dias), que começou a partir da sexta-feira (10), a empresa poderá solicitar uma análise de contraprova do laudo.
Em Goiânia outra empresa foi interditada pelo mesmo motivo: a Ledal Química do Brasil. A suspeita é de que os produtos Algas Regis, Sliminus e Fibratto também estejam sendo adulterados com a inclusão de sibutramina.
A sibutramina é uma substância sujeita a controle especial, usada nos casos de tratamento da obesidade e não permitida em alimentos. A substância passou a ser classificada como psicotrópico anorexígeno, de tarja preta. Tal medida foi adotada em função do aumento do risco associado ao uso do produto, demonstrado por estudo internacional.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















