Saúde
Brasil atende mais de 80% das crianças com HIV, segundo OMS
Cerca de 1,2 milhão de portadores do vírus da Aids nos países pobres e em desenvolvimento estão fazendo tratamento, revela relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o documento, 15 países, entre eles Botsuana e África do Sul, atendem 80% das grávidas com Aids e oito nações, como Cuba e Ruanda, conseguiram oferecer acesso universal de antirretroviral para adultos. O Brasil aparece na lista dos 14 países que atendem mais de 80% das crianças com o vírus HIV.
Segundo dados do estudo, apresentado nesta terça-feira (28), no ano passado, 5,25 milhões de pessoas estavam em tratamento nesses países, contra 4 milhões em dezembro de 2008. A África subsariana apresentou o maior avanço, aumentando o número de pacientes em tratamento de 2,9 milhões para 3,9 milhões no período de um ano.
No entanto, a OMS, em parceria com a Unicef e a Unaids constatou que menos de 40% das pessoas na África, continente que registra o maior número de casos da doença, sabem que têm a Aids. Outro dado revela que pouco mais de um terço dos portadores do vírus têm acesso ao tratamento.
Apesar dos progressos, a OMS apela aos países que reforcem os investimentos nos programas de prevenção e combate à doença. De acordo com a organização, a crise financeira mundial afetou de forma negativa esses fundos. Atualmente, 33,4 milhões de pessoas têm a doença no mundo.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















