Saúde
Comitê vai acompanhar produção nacional de hemoderivados
O Comitê Técnico Regulatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai acompanhar o trabalho da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) no desenvolvimento de produtos derivados de sangue. O objetivo do comitê é que os dois órgãos trabalhem em conjunto para tornar o Brasil auto-suficiente na produção de hemoderivados.
Durante as reuniões do comitê, que foi criado na quarta-feira (8), serão apresentadas as exigências sanitárias que a Hemobrás deverá seguir na fabricação de produtos derivados de sangue. “Dessa forma, estamos possibilitando que as linhas de produção dos hemoderivados nacionais estejam adaptadas aos critérios de segurança, qualidade e eficácia no menor tempo possível”, explica o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
De acordo com Barbano, o comitê também irá esclarecer questões relacionadas ao registro, testes clínicos e transferências de tecnologia desses produtos. “Estamos nos antecipando para que entraves burocráticos não atrapalhem a produção de medicamentos fundamentais à vida de pessoas com doenças como: câncer, hemofilia, cirrose, entre outras”, afirma.
Para o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim, o comitê irá facilitar o trâmite para registro de hemoderivados produzidos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “A iniciativa é muito importante para a Hemobrás para que possamos caminhar de maneira mais ágil nos assuntos regulatórios relativos aos registros de produtos e na tramitação de processos junto à Anvisa”, disse.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















