Saúde
CNPq lança edital para disseminar pesquisas prioritárias para sistema de saúde
O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram edital para selecionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que venham a suprir lacunas do conhecimento sobre a temática relacionada à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). O intuito é que os projetos venham fornecer subsídios para a tomada de decisões nas políticas de saúde adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar, direta ou indiretamente, melhorias na qualidade de vida da população.
O edital terá investimento de R$ 2 milhões. As propostas devem se enquadrar em um dos seguintes temas: Condições reumatológicas; Leishmaniose Tegumentar Americana; Hanseníase; Hipertensão Arterial Sistêmica; Parâmetros para programação de ações de saúde em redes integradas orientadas pela equipe de saúde da família; Condições oncológicas; Transtornos de humor; e HIV ou Aids.
O proponente poderá apresentar um único projeto, e para apenas uma das linhas descritas acima, sendo facultada a participação em mais de uma proposta como pesquisador colaborador. Será dada prioridade aos projetos encaminhados em rede ou multicêntricos, com participação de serviços de saúde e a propostas vinculadas às instituições membro da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats).
O proponente deve possuir o título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto e possuir vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. O pesquisador aposentado pode participar também desde que comprove manter atividades acadêmico-científicas e apresente declaração da instituição de execução do projeto concordando com a sua execução.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq até 22 novembro, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Rebrats
Tendo como princípio o estabelecimento de elos entre pesquisa, política e gestão, foi lançada em 2008 a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), no âmbito do Ministério da Saúde (MS), a rede reúne órgãos gestores e instituições de ensino e pesquisa que buscam elaborar conjuntamente estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), prioritários para o sistema de saúde, e estabelecer metodologias de padronização de qualidade de pesquisas.
Acesse o edital na íntegra .
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















