Saúde
Saúde alerta: 24 cidades brasileiras correm risco de surto de dengue
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) uma atualização dos resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com os novos dados, dos 370 municípios que já fizeram o levantamento, 24 estão em risco de surto, incluindo duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Nestes municípios, mais de 4% das residências pesquisadas registraram a presença de larvas do mosquito.
Já os municípios em situação de alerta, que possuem índice de infestação entre 1% e 3,9%, totalizaram 154, incluindo 14 capitais. Outras 192 cidades brasileiras estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências.
Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o ministério aguarda a consolidação dos dados de 127. A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito, além de revelar os principais tipos de criadouros por região. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nos municípios em risco e em alerta. Em 2009, 169 municípios participaram do levantamento.
Este ano, a campanha nacional de combate à dengue aumentará o tom de alerta na orientação à população, com o testemunho de pessoas que tiveram dengue e lembrando as que morreram em decorrência da doença. “Embora o grau de conhecimento das pessoas sobre a doença e a prevenção seja alto, em torno de 96%, o brasileiro sabe que tem papel fundamental na eliminação dos focos do mosquito, o que ainda é um desafio no Brasil.”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Os resultados atualizados do LIRAa 2010 estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















