Saúde
Ministério abre atividades do mês de vacinação dos povos indígenas
Uma cerimônia bi-nacional no município de Alto Rio Solimões (AM) abriu as atividades do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, mobilização promovida pelo Brasil e países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Brasil, as ações são coordenadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.
O foco da campanha será voltado para os grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. A meta é imunizar mais de 91 mil índios na Amazônia Legal. Ginna Tambini, Gerente de Saúde da Família e Comunidade da Organização Pan Americana da Saúde (Opas/OMS), destacou a importância da ação conjunta entre os países latinos. “As populações mais distantes e isoladas são foco dessa campanha. 2011 é um ano muito importante porque é a preparação para uma campanha de alcance mundial em 2012”.
A campanha envolve 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e 2.889 profissionais de saúde. A logística dessa vacinação é diferenciada, e abrange o uso de carro, barco, helicóptero e avião monomotor. A ação abrange 175 etnias e 1.286 aldeias espalhadas por nove estados. Serão investidos mais de R$ 5 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















