Saúde
Prazo para farmácias se adaptarem à norma do antibiótico está suspenso
O prazo que terminaria no próximo dia 25 de abril para que as farmácias passassem a registrar a venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi anunciada pela agência nesta terça-feira (12).
O prazo de adaptação ao sistema informatizado, desenvolvido e gerenciado pela Anvisa, estava previsto em norma que modificou as regras para vendas de antibiótico, em outubro do ano passado.
Os diretores decidiram também que a agência promoverá um painel internacional sobre os inibidores de apetite. Na reunião, representantes da área de vigilância sanitária defenderam o cancelamento do registro de quatro produtos dessa categoria no mercado brasileiro.
Apresentado pela chefe do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig), Maria Eugênia Cury, o parecer indica que devem ter o registro cancelado a Sibutramina, a Anfepramona, Mazindol e o Femproporex, com base nos estudos científicos disponíveis que indicam elevado risco para a saúde humana.
“De acordo com estudo Scout sobre a Sibutramina, apenas 30% dos pacientes tratados com o medicamento tiveram perda de peso em três meses”, disse Maria Eugênia Cury. “E ficou constatado que predispõe a eventos como derrames e infarto”, completou.
A Sibutramina entrou no mercado brasileiro em 2005 e o estudo internacional Scout, que investigou os danos que causam à saúde e os resultados, foram anunciados em 2009. Hoje o medicamento é proibido na Comunidade Européia, Canadá, Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















