Saúde
Atendimentos ao glaucoma crescem 145 vezes no País em 8 anos
Em oito anos, mais de 3 milhões de atendimentos a pacientes com glaucoma foram realizados no País, entre exames, consultas e cirurgias. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, apontam que de 2003 a 2010, a assistência para estes brasileiros na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 145 vezes, saltando de 10.150 procedimentos para 1.472.675.
No mesmo período, o investimento neste segmento passou de R$ 294 mil, em 2003, para R$ 87 milhões, o equivalente a um crescimento de quase 300 vezes.
Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual e até cegueira.
De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que representa a segunda causa de cegueira no mundo e a terceira no Brasil. O órgão afirma que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Assistência
Na rede pública de saúde, quase dois mil estabelecimentos prestam atendimento oftalmológico gratuito à população, incluindo a assistência para pacientes com glaucoma. Em todo o País, 29.311 profissionais de saúde atuam área de Oftalmologia. Deste total, 14.398 trabalham no SUS, garantindo atendimento também a pacientes com diagnóstico de glaucoma.
Ao longo dos anos, foram introduzidas novas medidas de assistência aos pacientes com glaucoma na rede pública de saúde; desde a oferta de colírios até cirurgia, quando necessária.
O programa Aqui Tem Farmácia Popular também oferece na rede privada de farmácias e drogarias o medicamento maleato de timolol, vendido com desconto de até 90% para a população. Nos últimos três meses, a oferta deste colírio aumentou 83,98% nas unidades credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















