Saúde
Criadores da Paraíba vão vacinar 1,2 milhão de animais contra aftosa
O calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba foi alterado este ano e, agora, acontece junto com os demais estados da região Nordeste. Na primeira etapa da campanha, que vai até o dia 31 de maio, devem ser imunizados mais de 1,2 milhão de animais no estado. A segunda etapa será em novembro.
A meta é imunizar mais de 90% do total de cabeças, segundo a fiscal agropecuária Janete Vatanabe Okamoto, do Serviço de Inspeção e Saúde Animal da Paraíba. “A cobertura na última etapa da campanha, em outubro de 2010, foi de 73,37% e a da primeira etapa não passou dos 83%”, afirma.
Após vacinar o gado, o pecuarista paraibano deve levar o comprovante a um dos 150 escritórios de atendimento à comunidade (EACs), em até dez dias após o prazo final da campanha. O último dia para a declaração será 10 de junho.
Desde o ano 2000 não são registrados casos de febre aftosa na Paraíba. No final de 2009, o estado foi reclassificado com relação à doença, saiu da área de alto risco e passou para a de risco médio. Esse é o status de grande parte dos estados nordestinos, com exceção da Bahia e Sergipe, que já são reconhecidos como livres da doença com vacinação.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















