Saúde
Saúde habilita mais dois hospitais para realizar cirurgia de redução de estômago
O Ministério da Saúde habilitou mais dois estabelecimentos de saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Portador de Obesidade Grave. Com isso, essas unidades passam a realizar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia bariátrica – diminuição do tamanho do estômago para perda de peso. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26).
Em João Pessoa, na Paraíba, foi habilitado o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Já em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, o Hospital Ielar – Instituto Espírita Nosso Lar também passa a ofertar o serviço. Para custear os procedimentos em cada um desses hospitais, o Ministério da Saúde autorizou o repasse anual no valor de R$ 420 mil para cada município. Com as duas novas habilitações, chega a 77 o número de unidades especializadas no país que oferecem a cirurgia bariátrica pelo SUS.
Indicação
A cirurgia bariátrica é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC), ou seja, a razão entre o peso e o quadrado da altura, é maior que 40kg/m² em indivíduos com idade superior 18 anos, de qualquer sexo.
Também pode ser realizada se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40 kg/m² e o paciente apresentar diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas e a ausência de distúrbios psiquiátricos. Há indicação também quando o indivíduo vem ganhando peso nos últimos cinco anos, sem resposta satisfatória a tratamentos convencionais.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















