Saúde
Governo divulga nesta 5ª dados do Censo 2010 do Sistema de Assistência Social
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulga nesta quinta-feira (21), às 10h30, os números do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes a 2010. O censo, realizado anualmente desde 2007, visa mapear e monitorar os equipamentos públicos de assistência social, como Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), e os serviços ofertados por eles. Pela primeira vez, o levantamento teve questionários específicos sobre a gestão nos estados e municípios, os conselhos e as entidades privadas.
Mais de 4,7 mil municípios responderam ao questionário, entre agosto e dezembro de 2010. Segundo o MDS, o Censo vai subsidiar o aperfeiçoamento da política de assistência social, além de revelar a realidade dos serviços do setor para os governos e a sociedade.
Os resultados trarão informações sobre as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, a formação e o vínculo empregatício dos trabalhadores e estrutura e funcionamento dos conselhos e das entidades conveniadas.
Os números serão apresentados no Seminário de Monitoramento do Suas, nesta quinta-feira, pela manhã, em Brasília. Participam do seminário representantes do MDS, das secretarias estaduais de Assistência Social, do Conselho Nacional de Assistência Social, dos conselhos estaduais de Assistência Social, dos Colegiados de Gestores Municipais da Assistência Social e do Fórum Nacional de Secretários de Estados de Assistência Social, além de pesquisadores convidados.
Histórico
Após seis anos de funcionamento, completados na última sexta-feira (15), o Suas foi confirmado em lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 6 de julho. O sistema garante proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros.
Baseado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), o Suas organiza atendimento e serviços ofertados à população de maneira não contributiva, ou seja, não se paga para receber os benefícios e serviços garantidos por lei como direito das pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















