Saúde
Saúde vai usar experiência dos Jogos Militares como preparação para Copa 2014
O Ministério da Saúde está acompanhando os Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, para tomar como experiência para a Copa 2014. O ministério observa, durante as competições, as estratégias de detecção, monitoramento e resposta às possíveis emergências de saúde. “Esta experiência poderá servir de parâmetro para a preparação do Brasil para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos 2016 na área de Saúde”, afirma o adjunto da Secretaria Executiva, Adriano Massuda, que coordena a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014.
As medidas para a área de saúde contemplam a vigilância e a resposta às situações de saúde, como I alertas epidemiológicos, sanitários e ambientais. Esses procedimentos serão acompanhados 24 horas pelo Centro Integrado de Operação Conjunta da Saúde e estão de acordo com o Plano de Prontidão e Respostas para Possíveis Emergências de Saúde.
O Ministério da Saúde também vai aplicar as experiências do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que desde 2006 funciona como ferramenta para coordenar o sistema nacional de alerta e resposta às emergências em saúde do País.
O CIEVS centraliza as notificações que chegam pelo Disque Notifica, pelo E-notifica ou detectadas pela mídia e depois comunica imediatamente às secretarias estaduais de Saúde e avaliadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), para serem verificadas. A partir desta informação, as secretarias estaduais e municipais de Saúde podem adotar medidas adequadas de investigação e bloqueio de disseminações. O centro funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Os Jogos Mundiais Militares devem reunir aproximadamente 6 mil participantes entre atletas e delegados, representando cerca de 140 países, no Rio de Janeiro. As competições seguem até o próximo domingo (24).
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















