Saúde
Brasil e EUA assinam acordo para capacitação profissional entre farmacopeias
Um acordo entre especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Farmacopeia dos EUA permitirá a realização de atividades de capacitação entre as farmacopeias brasileiras e americanas. O objetivo do acordo assinado na quinta-feira (18) é trazer para o Brasil atividades de capacitação em áreas consideradas prioritárias pela Anvisa e pela equipe da Farmacopeia Brasileira.
Ainda neste semestre pelo menos dois encontros deverão ser realizados entre especialistas brasileiros e norte-americanos. A Farmacopeia é o documento oficial de formulações, monografias e métodos utilizados no desenvolvimento, fabricação e análise de medicamentos. Trata-se de um documento estratégico para que o País tenha autonomia na produção de medicamentos.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que participou da cerimônia de assinatura, acredita que há muitos espaços para que a relação entre as duas farmacopeias avance, mesmo com a diferença de estrutura existente entre os dois países. No Brasil, a Farmacopeia é coordenada pelo setor público, já nos EUA é uma atividade desenvolvida pelo setor privado.
“Há espaço para cooperação, de forma que o País tenha cada vez mais capacidade nesta área. Por isso, a Anvisa tem valorizado a troca de conhecimento no ambiente internacional”, explicou Barbano.
A Farmacopeia Brasileira vem sendo publicada desde 1929. A última edição, lançada em 2010, está sendo impressa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e já está disponível no site da Anvisa. Uma de suas principais atividades é o estabelecimento dos padrões que servem de modelo de qualidade para os medicamentos desenvolvidos pela indústria nacional.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















