Saúde
Rio de Janeiro é referência internacional na cirurgia de pacientes que sofreram perda excessiva de peso
A equipe do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, se tornou referência internacional na técnica da abdominoplastia multifuncional, a cirurgia reparadora para pacientes que sofreram grandes perdas de peso. O cirurgião plástico Carlos Del Piño Roxo, da equipe do hospital, participa do Chinese-European Congresso of Plastic, que acontece até sábado (29), na China. O médico fará conferências e demonstrações sobre a técnica.
A abdominoplastia multifuncional consiste numa intervenção cirúrgica chamada de ressecção sem deslocamento para tratar o excesso de pele da barriga (denominado avental) de pacientes ex-obesos. Ao mesmo tempo, promove a modelagem anterior e posterior do tronco, elevação do púbis e, em alguns casos, também da pele das coxas. O procedimento é destinado a pacientes que sofreram grandes perdas de peso, por meio da cirurgia bariátrica ou pelo método clínico.
Segundo Roxo, a cirurgia demorava em torno de oito a dez horas, passou a ter tempo médio quatro horas, podendo ser feita junto com outras cirurgias corretivas associadas. A cirurgia passou a ser previsível, sem necessidade de transfusão sanguínea e com baixa morbidade. “É importante não apenas por questões estéticas. Uma pessoa que tem um avental não só tem problemas para se vestir, mas tem problemas emocionais, de relacionamento íntimo e problemas de higiene”, acrescentou o cirurgião.
A recuperação do paciente ocorre entre dez a quinze dias. Pessoas submetidas às técnicas tradicionais podem demorar até meses para retornar às atividades. De acordo com o cirurgião, desde que passou a ser empregada no Andaraí, a mortalidade nesse tipo de intervenção passou a zero. Outra vantagem apresentada pelo médico é a redução dos custos hospitalares, uma vez que o tempo de internação é menor.
Em 2004 foi publicado o primeiro estudo sobre abdominoplastia multifuncional, na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, seguido de outras publicações, o que fez do Hospital do Andaraí referência internacional nesse tipo de cirurgia. Uma versão mais recente da abdominoplastia multifuncional que a equipe vem empregando é o bodylifiting, com um deslocamento ainda menor e recuperação mais rápida.
Desde 2001, a equipe já realizou 325 cirurgias reparadoras em pacientes que pós-grandes perdas ponderais. Para ter acesso ao serviço é necessário um encaminhamento médico com indicação para a cirurgia. A primeira consulta no ambulatório para avaliação demora em média um mês e o tempo para realização da cirurgia, em torno de quatro a seis meses, período necessário para exames e preparação do paciente.
Fonte:
Ministério de Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















