Saúde
Brasil armazena cerca de 45 mil unidades de sangue de cordão umbilical, segundo Anvisa
Das 45.661 unidades de sangue de cordão armazenadas em bancos privados, no período de 2003 a 2010, apenas oito foram utilizadas para transplante. O dado consta do 2° Relatório de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para Uso Autólogo (Bscupa). O documento está disponível para consulta no Portal da Anvisa e apresenta dados de produção de 2010, além de atualização das informações referentes aos anos de 2003 a 2009.
Bscupa são serviços privados que coletam, processam e armazenam sangue de cordão para uso terapêutico futuro. Os serviços oferecidos por estes bancos são destinados apenas ao tratamento da própria criança.
De acordo com o relatório, no ano de 2010, os bancos atingiram o quantitativo de 18 serviços instalados no País: dois na região Centro-Oeste, dois na região Sul, três na região Nordeste e onze na região Sudeste. A região Norte não possui bancos desta natureza.
Em relação ao uso terapêutico das unidades de sangue de cordão armazenadas, os dados apontam a utilização de duas unidades em 2010, ambas empregadas em protocolos de pesquisa clínica. Os resultados dos usos terapêuticos e a situação clínica dos pacientes, após a infusão das células, não foram informados à Anvisa e serão divulgados segundo critérios estabelecidos pelos pesquisadores.
O relatório aponta, também, o descarte de 1.505 unidades, no período de 2003 a 2010. Entre os principais motivos de inutilização, destacam-se baixa celularidade, contaminação microbiológica e desistência.
O relatório pretende estimular ações de vigilância sanitária e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e das células disponibilizadas à população.
Confira o relatório completo aqui.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















