Saúde
Anvisa discute cooperação com agências reguladoras internacionais
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, participa nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) de reunião de autoridades reguladoras de referência regional em Washington (EUA), com representantes da Argentina, Colômbia e Cuba.
A reunião ocorre na sede da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e tem como objetivo avaliar os resultados da Cooperação Técnica do Projeto de Medicamentos e Tecnologias Sanitárias e discutir as ações para o 2012 e 2013. Na quinta-feira, os participantes estarão em reunião com a diretora da Opas, Mirta Roses Periago, para discutir as estratégias de aquisição de insumos do Fundo Rotatório e a Plataforma Regional de Inovação e Acesso a Tecnologias de Saúde. O último compromisso do grupo é discutir a construção de um Plano de Cooperação para fortalecer as capacidades reguladoras nacionais para medicamentos e produtos biológicos.
Cuba e Haiti
Delegação do Brasil esteve em Cuba, na última terça-feira (31), onde assinou acordos bilaterais que envolvem 38 projetos na área de saúde, 12 deles prioritários. Esses projetos referem-se, principalmente, à terapia e ao diagnóstico de diferentes tipos de câncer, tratamento de diabetes e produção de vacinas preventivas e terapêuticas.
Os ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba atuam em ações conjuntas na reconstrução do setor no Haiti, que recebe visita da presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (1º). Desde 2004, por mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil chefia a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Além de manutenção da paz, exerce ajuda humanitária, ampliada depois do terremoto de janeiro de 2010.
Dos R$ 135 milhões garantidos em lei para repasse do governo brasileiro ao Haiti, R$ 69,9 milhões foram executados em 2011 em ações de saúde, agricultura e defesa. Entre as ações coordenadas pelo governo brasileiro estão a recuperação de dois laboratórios e a construção de quatro unidades de saúde; concessão de bolsas para capacitação de 2 mil agentes comunitários e 500 técnicos em saúde e aquisição de equipamentos e insumos de saúde, como a entrega de tratamentos para o cólera e de 30 ambulâncias em 2011.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















