Saúde
Municípios recebem recursos para investir na melhoria de farmácias hospitalares
Os municípios selecionados têm até 100 mil habitantes com população extremamente pobre e são alvo do Plano Brasil Sem Miséria
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), começou nesta semana a realizar oficinas regionais e transferir cerca de R$ 6 milhões para 453 municípios, com até 100 mil habitantes e prioritários no Plano Brasil sem Miséria.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o Qualifar-SUS inaugura uma nova fase na assistência farmacêutica no país. “Fortalecer os serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS) vai impactar diretamente na melhoria da qualidade da saúde da população brasileira”, afirma. Segundo ele, o programa reforça o compromisso do ministério de qualificar o setor. “A população vai notar que os serviços farmacêuticos nesses municípios estarão mais estruturados, melhorando o acesso e diminuindo os riscos relacionados ao uso de medicamentos inadequados pela população”, explica.
Os 453 municípios habilitados em 2012 já fazem parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e o Sistema Hórus. “Com a transferência de recursos, eles serão avaliados pelo Ministério da Saúde, com apoio do Conass e Conasems, e pelas coordenações estaduais da assistência farmacêutica por meio de um sistema informatizado de monitoramento. Atualmente, somente 39 municípios possuem sistemas próprios e esses devem encaminhar o planejamento até março de 2013 para que o município esteja apto a receber um novo repasse no trimestre seguinte”, esclarece Gadelha.
Saiba aqui quais são os municípios prioritários do Brasil Sem Miséria.
Para ampliar a base nacional de dados e ações da assistência farmacêutica, os municípios estão recebendo apoio técnico para implementar as ações e utilizar as ferramentas de monitoramento. O primeiro estado a receber a oficina de planejamento foi o Espírito Santo.
O Programa
A proposta do Qualifar-SUS é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. É dividido em quatro eixos: estrutura, informação, educação e cuidado. Nesta primeira fase, o eixo estrutura destina o recurso aos municípios habilitados para a aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das Farmácias no âmbito da Atenção Básica.
Fonte:
Blog da Saúde
Brasil Sem Miséria
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















