Saúde
Aumentam aplicações de acupuntura pelo SUS de São Paulo
O número de aplicações é crescente ano a ano, de 2007 a 2011 aumentou 567% em aplicações de acupuntura
As aplicações de acupuntura em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo cresceram 567% de 2007 a 2011, informou a Secretaria de Estado de Saúde. Em 2011, foram 264,4 mil aplicações da técnica nos serviços públicos do estado e, em 2007, 39,6 mil.
O número de aplicações é crescente ano a ano. Em 2008 foram feitas 95,9 mil sessões de acupuntura; em 2009, 129,9 mil e, em 2010, 202,3 mil. Em 2012, a média mensal indica crescimento de 11% em relação a 2011, com a aplicação, até setembro, de 219,9 mil sessões.
Atualmente, 221 unidades de saúde no estado fazem consultas ou sessões de acupuntura, que pode ser indicada ainda para lombalgias, hérnias de disco, enxaquecas e artrites.
“A acupuntura é muito eficaz e tem bastante respaldo na literatura médica para o tratamento da dor, assim como o vômito, distúrbios do sono e da ansiedade. O que é importante ficar claro é que a técnica auxilia no tratamento dos sintomas, mas ela não trata a doença”, disse a médica fisiatra do Serviço de Reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Rebeca Boltes Cecatto.
Vantagens da Acupuntura
Para a médica o custo das sessões de acupuntura não é muito elevado se comparado a tratamentos de alto custo dor crônica. “A acupuntura acaba sendo uma técnica segura, eficaz e de custo relativamente baixo”, disse a médica.
“Uma das principais vantagens é que a acupuntura tem muito pouco efeito colateral, diferente de tomar uma medicação, que sempre tem algum efeito colateral. A técnica, quando bem indicada e bem aplicada, feita por um profissional com conhecimento, praticamente não tem risco, não tem efeito colateral”, explica.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo oferece o tratamento para os pacientes que são tratados e acompanhados pelo hospital. As principais recomendações de acupuntura para os pacientes oncológicos são para o controle de náusea e vômitos, boca seca, insônia, ansiedade e dormência de pés e mãos.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















